sábado, 19 de setembro de 2015

Como Fazer: marcador de livro ponto exato

    
   

    Quando estamos lendo um livro uma hora ou outra precisamos parar de ler para fazer outra atividade. Marcamos a página onde estávamos para continuar a leitura depois, usando geralmente um marcador de papel. Aquele clássico, retangular e tal.
    Algumas coisas nesse tipo de marcador sempre me incomodaram. A primeira: o marcador cai. Pegamos o livro, mudamos de lugar e se não tivermos cuidado o marcador cai e lá se foi o ponto onde paramos na leitura. A segunda: digamos que o marcador não caiu, tá tudo certo, mas... em qual linha eu parei? Não sei. Podemos utilizar algumas estratégias: lembrar da última palavra lida (minha tia usa essa), ler uma página inteira para saber que deve-se recomeçar na outra, ou ler até o final do capítulo (eu uso essa). Mas se não lembrarmos? Não tem jeito, temos que reler a página para encontrar o ponto exato onde estávamos.
    Pensando nessas coisas decidi vasculhar a internet em busca de uma alternativa. Depois de olhar algumas opções, fiz uma fusão delas resultando no marcador que vou ensinar a fazer. É um marcador bem simples, mas resolve os dois problemas que falei.
    Vamos então ao passo a passo.


 Material














- Papel cartão;
- Tesoura;
- Elástico;
- Molde: desenho de uma mão com o dedo apontando que você pode desenhar ou imprimir. Deixarei a imagem da que usei ao final da postagem;
- Cola: na figura é cola para isopor mas não deu muito certo então troquei para cola Branca PVA;
- Fita métrica ou régua.


1º - Corte o elástico, medindo 40cm.













2º - Cole ou desenhe o molde da mão "apontando" no papel cartão e depois recorte. O dedo irá indicar em qual linha paramos.














3º - Cole as duas pontas do elástico na parte de trás do nosso "dedo marcador". Inicialmente utilizei cola de isopor por recomendação da atendente onde comprei o papel cartão. Mas NÃO fica legal. Fica soltando, além de ter melado o elástico deixando o acabamento comprometido. 
Usei então cola branca PVA que tinha aqui em casa. Ficou legal. 
Caso utilizem outro tipo  de cola, postem nos comentários o resultado. ^^













Espere secar e pronto, temos o nosso marcador de livros simples mas bastante útil. Não cai, pois o elástico não permite. E sempre sabemos onde paramos uma vez que o "dedo" nos mostra o ponto exato.




    Espero que tenham gostado. Fiz aqui um estilo mais formal mas nada impede que você utilize elástico de outras cores e outros modelos para o "dedo". 
Façam seus marcadores,  os customizem e postem os resultados nos comentários.
Até mais :D 


Imagem do molde




Nenhum comentário:

Postar um comentário