domingo, 20 de abril de 2014

Lembranças em um caderno

     
         Hoje, buscando um local onde escrever o rascunho de uma ideia para um texto, me lembrei de um caderno onde escrevia na adolescência. Escrevia nele qualquer coisa que achasse interessante e que gostaria de ter guardado. Buscando-o na minha estante encontrei nele algumas técnicas de ioga, pequenos poemas, o simbolismo das cores, como fazer tinta invisível, algumas explicações de desafios com palitos de fósforo, um texto explicando como os perfumes eram feitos, alguns truques com números, que lembro gostar de fazer a algumas pessoas. Encontrei também uns desenhos daqueles "quadros mágicos", onde a soma dos números em qualquer lado sempre da um mesmo número, alguns pensamentos de personalidades da história, um texto de Paulo Leminski e um recorte de uma revista ensinando alguns exercícios para a visão. Havia também duas folhas soltas: em uma adivinhações com dominós eram mostradas e na outra como se construir um higrômetro químico. Além disso, percebi, encontrei o meu eu adolescente, aquele garoto que gostava de todas essas coisas; coisas que lhe mexessem a imaginação. Foi bom o ter visto novamente, lembrado como ele olhava o mundo, do que ele gostava, como pensava, das coisas que lhe instigavam.
       Quando virei a página para escrever o meu rascunho, para minha surpresa, havia mais um texto. Escrito a lápis, era talvez uma tentativa de um poema, poesia, ou algo no intermediário disso. Datava de 30 de Dezembro de 2006, talvez surgido de um momento de reflexão do ano que havia passado ou referente ao ano que estava chegando. Como título havia a frase: “A vida vale a pena ser vivida”. Essa frase, me lembro agora, acho ter sido tirada de uma peça teatral de comédia que assisti, não me lembro a época exata.
       O texto de hoje então será esse de oito anos atrás, não porque seja um texto incrível, mas porque me mostra as ideias daquele garoto:

A vida vale a pena ser vivida porque...
os pássaros cantam.
cada momento é único.
sonhamos.
sorrimos.

A vida vale a pena ser vivida porque...
temos o dom de perdoar.
podemos praticar a caridade.
somos seres humanos diferentes.
sentimos.
temos amigos.

A vida vale a pena ser vivida porque...
somos amigos.
somos família.
somos o que não pensamos ser, mas somos.
temos medo.
temos emoções.

A vida vale a pena ser vivida porque...
o sol nasce todos os dias para nos aquecer.
bebemos água.
nascemos mais de uma vez na vida.
aprendemos com os nossos erros.
temos a Deus.
E Ele nos ama.
E nós o amamos.

Um comentário:

  1. Que bom você encontrou aquele garoto que procurava emoções em tudo, que aquele garoto reencarne no seu eu agora......

    ResponderExcluir