quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Coisas de Formiga

         

     Ganho o corredor, passo pela copa onde o relógio está acabando de bater cinco horas. Atravesso a cozinha, vendo a Alzira a remexer em suas panelas, sem tomar conhecimento da minha existência. Desço a escada para o quintal e dou com um garotinho agachado junto ás poças d'água da chuva que caiu há pouco, entretido com umas formigas. Dirijo-me a ele, e ficamos conversando algum tempo.(*)
***
          - O que está fazendo? - pergunto ao garoto. 
          - Shhh! Silêncio ou elas irão embora. Elas não gostam de barulho. - repreende o menino.
          - Elas quem? 
          - As formigas, claro. 
          - Ah sim, claro. O que elas estão fazendo?
          - Tentei perguntar, mas não me falaram nada. Acho que estão formigando, mas não sei bem o que. 
          - Formigando?
          - É, coisas de formiga. 
          O garoto volta a observar as formigas, ignorando a minha presença ali. Volta a tentar entender aquele, que no seu mundo, considera um grande mistério.
 ***

(*) Primeiro parágrafo: Trecho do livro O menino no Espelho de Fernando Sabino.

Ilustração de Carlos Cavalcante.
  


2 comentários: