sexta-feira, 23 de abril de 2010

Estresse: ciclo vicioso

No texto anterior, abordei o tema estresse meio que indiretamente.Agora pretendo atacá-lo de frente. Não sou especialista no assunto, nem pretendo ser. Tudo que irei falar será com base em experiência própria.

                Ano passado tive que me mudar,temporariamente, para a cidade onde se localiza a faculdade que estudo, por causa do horário.Novo ambiente,novos hábitos,novas pessoas para conviver,distância da família,somado a preocupações com provas,trabalhos e assuntos pessoais,tudo isso começou a desestruturar minha mente.Foi nesse momento que ele apareceu: o tão famigerado estresse.Comecei a me sentir só, me irritar facilmente,mudanças repentinas de humor, e logo após vieram os efeitos físicos: dores de cabeça,dores musculares,insônia,respiração ofegante.          

                É assim que ele nos trata, chega em silêncio e quando percebemos, já está no controle.Quando comecei a perceber que era estresse, vi que deveria me acalmar, e  foi nesse ponto que começou o ciclo vicioso.Tentava me acalmar, só que eu ficava apreensivo com a idéia de novamente voltar a ficar estressado,ansioso.Então acabava me estressando em pensar que poderia ficar estressado.Foi complicado lidar com esse estado, entretanto consegui domá-lo e é nesse ponto que quero chegar:como consegui lidar com o estresse.

                Algumas atitudes que tomei funcionaram para mim.Uma delas ,como já falei no outro texto, foi conversar com amigos.Quando  estava entre amigos era como se o estresse desaparecesse.Conversar faz muito bem.Nos fins de semana eu voltava para minha cidade e aos domingos ia a um grupo jovem da igreja católica e a noite para a missa.O encontro com Deus me ajudou muito. Comecei também a praticar meditação,o que me auxiliou.A meditação lhe traz a um estado interior de pensamento. Outro fator que me ajudou foi uma dica que vi num site (“sem pânico”). Lá dizia que quando os pensamentos estressantes aparecem, não devemos tentar afastá-los mas apenas nomeá-los e deixá-los passar.Não tente os mandar embora,você fica mais ansioso com isso.

Faça coisas que te dão prazer. Se você gosta de cantar no chuveiro,cante bem alto, se gosta de matemética (vai se entender isso,rsrs) vá resolver problemas,se gosta de desenho animado, vá assistir. O importante é se sentir bem.

Não posso determinar qual foi o fator chave que fez com que eu  aprendesse a  lidar com o estresse,talvez tenha sido a junção de todos.Pra mim funcionou.Tente.Lembrando que se o nível de estresse for alto não hesite em procurar orientação médica.

Um comentário:

  1. Não há um fator determinante para eliminar o estresse, o conjunto de ações que fazem com que o problema se tesolva.

    ResponderExcluir